quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Curso: "Agentes Pedagógicos Ambientais": encerramento

Hoje, pela manhã, foi realizado na Escola Municipal Itália o último encontro do Curso "Agentes Pedagógicos Ambientais", uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz(FIOCRUZ) com a Secretaria Municipal de Saúde. Duas escolas da 5a. CRE se destacaram nessa parceria: a Escola Municipal Pará e a Escola Municipal Itália. Nesse encontro, as escolas apresentaram o Projeto Final sobre os projetos desenvolvidos pelos dois grupos de alunos.

Alunas da E. M. Pará e a representante da 5ª CRE
A reunião foi iniciada com uma palestra da Coordenadora do Curso, Profª Dra. Marcia Agostini sobre os esforços que a FIOCRUZ e ABREA têm implementado na divulgação dos problemas causados pelo amianto nas fábricas, residências, comércio, etc.
O Sr. Renato dos Santos Gomes reforçou o perigo do amianto e as doenças causadas por ele. Na oportunidade, foi apresentada a cartilha "Amianto Mata!". Um questionário foi distribuído ao público para avaliação da cartilha: o que o público pensava da cartilha, se havia faltado alguma informação e que sugestões poderiam ser acrescidas à cartilha em futura publicação.

Em seguida, os dois grupos de alunos das escolas participantes do projeto apresentaram os seus projetos finais. A Escola Pará ressaltou a importância da divulgação do amianto no entorno da escola e em blogs da internet. A Escola Itália preparou um vídeo sobre a pesquisa realizada com moradores próximos a uma fábrica de telhas, em Colégio.




Em seguida, foi iniciada a sessão de debates. Professores, representantes da FIOCRUZ e outras organizações dirigiram perguntas aos grupos de alunos sobre os trabalhos apresentados.
O momento tão aguardado: a entrega dos certificados de Agente Pedagógico Ambiental aos alunos. Cada aluno era chamado nominalmente e recebia os certificados pela Coordenação do Curso.







Parabéns às alunas da Turma 1803 Larissa Oliveira, Letícia Cristina Martins, Nathalia Coutinho, Thainá Bizerril e Thaís Ferreira Damasceno pelo projeto realizado.
À Profª Dra. Marcia Agostini, à Dra. Vanda, D'Acri, ao Dr. Hermano Albuquerque de Castro, às Sras. Elza de Souza Santos, Daniela Vilar Pereira de Souza e Renato dos Santos Gomes e à 5ª CRE, os agradecimentos da Escola Pará pela parceria.
E à Profª Cátia Maçana Fernandes, professora responsável pelo Projeto Amianto na Pará, que, na ocasião, impossibilitada de comparecer ao Encontro, por motivos de saúde, representada pela profª Nadiejda Cordeiro, o nosso carinho.

Nenhum comentário: