domingo, 13 de setembro de 2009

Aluno da Pará no XVII CBPF

"Foram dezessete horas de viagem do Rio a Brasília para participar do XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Percebi que as estradas eram bem diferentes e cheias de árvores ao seu redor. Peguei um táxi no Rodoferroviário e fui até o hotel “Monumental Bittar”, na Superquadra Norte no setor de hotéis para guardar minhas coisas e tomar um banho.Como o evento começaria somente às 15 horas, resolvi conhecer a cidade e, no Eixão, que é a principal avenida da cidade, acontecia o desfile cívico de 7 de setembro.

Nesse desfile, vi pelotões escolares, trabalhadores, famílias, manifestações políticas, ciclistas e, no céu, a esquadrilha da fumaça fazendo piruetas.

Fui almoçar no único restaurante aberto, próximo ao hotel. Às 14 h 30 min, cheguei ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães para me credenciar, receber o kit do congresso e visitar os stands das livrarias brasileiras e francesas, enquanto não abriam oficialmente o Congresso. Na solenidade de abertura, diversas autoridades discursaram sobre a importância do tema “Políticas públicas e transformações na educação: para um ensino recíproco do português e do francês”. Após a cerimônia, foi oferecido um coquetel para os professores e estudantes presentes. Nos outros três dias aconteceram exposições de trabalhos, mesas redondas, comunicações e oficinas que tratavam de temas variados.


E eu estava lá, representando a Escola Pará e os meus dois colegas Bruno Leonardo e Marcio Calafange para falar de nossa viagem ao Senegal na mesa redonda “Branché! Nouvelle dimension – du Brésil au Senegal”, expondo as nossas impressões e passando para as pessoas um pouco dessa experiência.



Com essa participação pude escutar bastante a língua francesa a qual pretendo me aprofundar e, com as diversas palestras e mesas redondas as quais assisti, buscarei aproveitar algumas ideias, adequando-as à nossa escola."
(Texto de César Henrique Ferreira Lima – 9º ano – Turma 1901)

3 comentários:

Coisas de Meninas disse...

Conhecemos este bloguinho atraves da professora Ieny, uma de nossas *Meninas CDM*..rs. Viramos fãs de vcs!!! Parabéns pelas conquistas e que venham muitas mais. Bjuuuu

Tchelly Veras disse...

Olá queridos..quero dar oa parabnes a vcs pelo êxito na viagem a Africa, e pela participação no congresso..Se nós tivéssemos mais alunos como vcs..seria mais gostoso ensinar..abraços de uma professora que ainda ama o que faz...
Regina Tchelly Veras

Cláudia Moura disse...

Parabéns gente!Show!
Fico muito feliz e emocionada em ver um trabalho tão bacana como o de vocês sendo visto no Brasil e fora do Brasil.
Prof.Cláudia Moura.