segunda-feira, 23 de abril de 2007

CENTRO DE ESTUDO INTEGRAL -18/4/2007

Mais uma parceria da Escola Pará com a ONG NOVAMERICA
A ONG NOVAMERICA estará, no ano de 2007, oferecendo um ciclo de oficinas, nos dias de Centro de Estudo Integral. A 1ª Oficina "Cidadania: construindo democracia, garantindo direitos" foi realizada no dia 18 de abril. Nela, participaram professores e funcionários, divididos em pequenos grupos de discussão. Alguns conceitos, tais como: cidadania formal, cidadania ativa e participativa, cidadania (inter)cultural, cidadania intercultural e cidadania planetária, contidos no documento "Cidadania:um conceito complexo e com diferentes significados", foram analisados pelos diversos grupos formados e em seguida discutidos numa plenária.
Uma manhã de muita reflexão!

Discutindo "Cidadania"


Grupo de discussão



Profª Rosa de Oliveira Santos(diretora) e Profª Marilena Varejão(ONG NOVAMERICA), em primeiro plano.




Construindo a síntese do tema discutido pelo grupo



Pausa para o lanche - Mesa preparada pela Direção e funcionários


Lanche delicioso. Provado e aprovado pela Profª Cláudia Breves e pelo Prof. Júlio Dutra.



Profª Marilena Varejão Guersola, mediadora da Plenária.


A íntegra do documento "Cidadania: um conceito complexo e com diferentes significados", distribuído e analisado durante a Oficina, pode ser encontrado no livro "A Construção do Público: cidadania, democracia e participação , de J. Bernardo Toro, Editora Senac Rio, 2005, p. 20



Um comentário:

Anônimo disse...

A ONG Novamérica tem contribuído para a nossa formação como profissionais .Essa parceria tem enriquecido muito o nosso trabalho.