quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FRANCESES NA PARÁ

Foi uma sensação a vinda de Antonio e Julian em nossa escola. Antonio e Julian, dois franceses de 14 anos, chegaram à nossa escola, acompanhados pela Profª Ana Lucena, da APFERJ e Coordenadora Nacional do Branché. O objetivo dessa visita era promover o encontro entre Antonio e Julian e os alunos de Francês que participaram da viagem ao Senegal. Mas muito mais do que isso aconteceu. Na chegada, eles foram levados à turma 1601 onde estava sendo realizada uma aula de Francês da Profa. Nadiejda Cordeiro. Lá, o que se seguiu foi realmente extraordinário. Os alunos receberam com bastante curiosidade os dois rapazes. Fizeram várias perguntas. Os jovens foram bem receptivos e responderam a perguntas pessoais e a perguntas sobre o seu país. Ao final do encontro, as meninas - com os seus celulares - tiraram várias fotos dos dois rapazes.



Em seguida, os alunos Bruno, Cesar, Júlia e Winter percorreram a escola, apresentando-os a todos. Eles visitaram a Classe Especial, as turmas da Educação Infantil, a sala dos professores, sala de leitura, etc.



A sensação foi na hora do recreio: a nossa diretora apresentou-os a todos os alunos do 6º ao 9º ano. No pátio, as meninas aplaudiam com entusiasmo a presença dos jovens em nossa Escola.

Uma outra etapa foi iniciada: os jovens foram conduzidos à sala de informática onde estava reunida a equipe do Jornal Para Ler (coordenação da Profa. Márcia Xavier) e a equipe da Oficina de Televisão (coordenação do aluno Cesar Henrique F. Lima).



Uma entrevista de "gente grande": os jornalistas faziam perguntas em português, o aluno Cesar traduzia em francês, os jovens Antonio e Julian respondiam em francês, o aluno Cesar passava as informações em português para os jornalistas e estes reescreviam em cadernos. Os alunos da Oficina de Televisão registraram todos os momentos da entrevista para o Banco de Memórias de nossa escola. Toda a entrevista será matéria do jornal escolar, no mês de setembro.
Em seguida, todos os alunos envolvidos na gravação da entrevista foram convidados para um lanche oferecido pela Escola.


Como última etapa desse encontro, Antonio e Julian foram levados à turma 1901 onde estava sendo realizada uma atividade de Matemática com a Profª Cláudia Moura. O Teorema de Pitágoras estava sendo demonstrado ao "vivo e a cores". Para Julian, uma experiência inédita. Ele nos confidenciou que jamais viu uma aula de Matemática como aquela e melhor "ele nunca tinha visto uma escola como a nossa: entusiasmada, alegre, feliz."

Foi um momento muito marcante para todos da nossa Escola.

A Escola agradece à Profª Ana Lucena por nos ter proporcionado um encontro com a França na Pará.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu adorei essa oportunidadee dee fazer a entrevista com eles...
Isso foi muitoo marcantee, eu garanto que não só para mim, mas pra todos da nossa escola...
Beijinhoss...