quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra

No dia 19 de novembro a E.M. Pará comemorou o dia da consciência negra com uma grande festividade e várias apresenações durante todo o dia. Tivemos capoeira, maracatu, ciranda, grupo folclórico da escola, entre outros.
Tanto o turno da manhã como o da tarde puderam prestigiar os trabalhos apresentados pelos alunos e pela comunidade local. Recebemos grupos convidados e também a TV Brasil para a filmagem de uma matéria sobre o dia 20 de novembro e do projeto de dança desenvolvido na escola pela Profª Rita Alves.

No turno da tarde tivemos a presença do grupo folclórico Pé da Amendoeira, um projeto cultural, desenvolvido no bairro de Marechal Hermes, onde alunos da Pará participam, sob a coordenação do Prof. Júlio Dutra.


Este grupo aborda as manifestações brasileiras, criadas pelos negros chegados aqui no Brasil, tais como: o maracatu, o côco, o jongo, a ciranda, etc.



Neste dia o Pé da Amendoeira apresentou na Pará o maracatu, um folguedo surgido aproximadamente no século XVIII na região de Pernambuco.


Esta manifestação, na verdade, destina-se à coroação do rei e da rainha negra, artifício que o senhores encontraram para manter a ordem entre eles. Após a coroação do rei, eles acabam em um cortejo na porta da igreja de Nossa Senhora do Rosário, protetora dos negros.















(Texto - Prof. Júlio Dutra/fotos de Cláudia Breves)

Nenhum comentário: